Jornada das Emoções com mindfulness

Um passo a passo para trabalhar com as nossas crianças ajudando-as a crescer emocionalmente saudáveis.

É preciso reconhecer as emoções das crianças e principalmente fazê-las entender de que o que sentem é sempre válido. Só assim formaremos adultos capazes de conhecer, controlar e respeitar os próprios sentimentos.

A raiva, a tristeza e o medo das crianças são respostas naturais que podem ter várias causas, desde a incompreensão do que está acontecendo, até a frustração de não ter conseguido algo tão desejado. De uma maneira ou de outra, todas essas emoções trazem uma mensagem que precisa ser entendida e libertada. Libertada pelas crianças e compreendida pelos pais.

A inteligência emocional é uma das competências mais exigidas na vida adulta e no mercado de trabalho, por isso deverá ser trabalhada desde cedo. A nossa casa é um espaço educativo e é urgente, o quanto antes, tomar consciência de que a família pode ajudar as crianças no desenvolvimento dessas competências emocionais. Para que isso ocorra, a criança precisará compreender e reconhecer essas emoções.

Muitas vezes, as crianças não sabem expressar o que estão a sentir

Em primeiro lugar nós pais ou educadores devemos acolher essas emoções. Aceitar que a emoção faz parte do ser humano e que “ está tudo bem” se a criança sentir raiva ou tristeza. Outra forma é ajudar as crianças a nomear essas emoções e a partir disso ajudá-las a lidar com os sentimentos. Quando a criança estiver a chorar, por exemplo, podemos dizer: “Tu deves estar triste.” Esta simples frase ajudará a criança a entender o que está sentindo e a formar um vocabulário emocional, que ela usará no futuro para se expressar.

Pensando em ajudar os pais e as crianças no reconhecimento dessas emoções, foi elaborado carinhosamente a Jornada das Emoções.

A Jornada das Emoções é um programa que visa trabalhar as emoções das crianças através de atividades lúdicas. O programa foi desenvolvido para auxiliar os pequenos e os adolescentes a reconhecer e a compreender as suas emoções e a buscar maneiras assertivas de expressá-las.

Serão 5 encontros com as crianças e 2 encontros com os pais.

A Jornada ajudará os pais e as crianças no processo de identificação e reconhecimento das emoções básicas:

Tristeza, Raiva, Alegria, Medo, Nojo e AMOR.

A viagem começa já em janeiro!!! Queres embarcar numa viagem mágica e transformadora?

Acredita que estarás a dar ao teu filho a possibilidade de adquirir ferramentas que lhe serão úteis para toda a vida 🙂 Diria que é bagagem interna que vai permitir uma viagem feliz pela VIDA.

Benefícios para crianças:

Benefícios para os pais:

Informações:

– Material entregue via plataforma online, que ficará disponível durante 3 meses.
– Vídeos explicativos sobre emoções na plataforma para que pais e filhos possam assistir.
– Acesso a práticas de mindfulness e meditação para toda a família.
– Sessões com crianças e adolescentes em período de confinamento:

             28 e 29 janeiro e 1, 3, 5 de Fevereiro
                     Crianças (6 aos 12 anos): 15h00 às 16h00

                     Adolescentes (13 aos 17 anos): 16h30 às 17h30

– Sessões com pais online (quarta 27 janeiro às 21h30) e 13 de fevereiro pais & filhos (sábado às 15h00)

 

O meu nome é Ana Henriques e eu…acredito que posso ajudar as famílias a transformarem as suas vidas iluminando o seu caminho, passo a passo rumo a relações familiares serenas e em harmonia.

Há 6 anos a acompanhar crianças e família em escolas e em espaços abertos ao público com programas de yoga para crianças, Meditação e Mindfulness e Educação Emocional.

Fundadora de OHANA, Famílias Conscientes by Ana Henriques

Acompanho crianças de forma individual e/ou em grupo em aulas de yoga, educação mindfulness e educação para as emoções e dinamizo também workshops e rodas de Parentalidade consciente & Educação Mindfulness. Crio formação à medida para educadores numa nova forma de Educar em Escolas e Centros de Estudo.

A Educação Mindfulness, a Parentalidade Consciente e a Educação para as Emoções são as áreas que mais desenvolvo no meu trabalho com as famílias e escolas.

Criei dois programas com metodologia própria para educadores e professores e também para mães e famílias. Estes programas assentam na experiência que tenho no terreno com crianças, jovens e famílias ajudando os adultos na relação que têm com as crianças, estabelecendo relações tranquilas e saudáveis emocionalmente.