Uncategorized

A minha história…

Olá, eu sou a Ana Henriques!

Sou mãe de uma menina!
Sou, uma menina mulher de sorriso fácil e adoro sentir-me criança.

Sou companheira de um homem especial que acolhe com amor todo o meu mundo de muitas emoções. Sinto-me segura.

A família tem para mim um enorme valor! Sei hoje que é o que me move. A minha tribo, ahoooo!

Desde sempre que a área de desenvolvimento pessoal me fascinava, lia imenso, para satisfazer a minha curiosidade e também por uma necessidade enorme de me compreender. De compreender a minha família.

Sou a irmã mais nova 9 anos e meio que rapidamente se tornou na irmã mais velha. O meu irmão é surdo desde os 9 meses, portanto a oralidade é difícil. Tivemos de aprender a comunicar, há 40 anos insistiam que não aprendêssemos língua gestual. Criámos a nossa linguagem, aquela que vem do coração. Desde cedo que as injustiças me magoavam, o que via fazerem e dizerem ao meu irmão fez-me sempre querer calçar os sapatos do outro e proteger sempre aqueles que sentia mais precisarem. É assim até hoje. Escuta empática, comunicação consciente e atenção ao outro. Por isso valorizo tanto a forma como olhamos e educamos as nossas crianças, cada um merece ser olhado de forma única e especial, com respeito e igual valor.

Em 2009 deixei-me chegar a um limite, não me respeitei e encontrei o meu lado sombra, tive um burnout. Mudei de trabalho, mas mesmo assim, já não cabia ali, aquele já não era o meu sonho.
Em 2013 e depois de uma grande espera, nasceu a minha filha, o meu sonho de sermos família. E com ela o maior curso de desenvolvimento pessoal e é intensivo.

Costumo brincar que foi um projecto demorado mas perfeitinho. Sei hoje que a dificuldade em engravidar me trouxe a paciência e a flexibilidade que tantas vezes é necessária.

As mães são o motor das suas famílias e todas as aprendizagens que fui fazendo ao longo do tempo trouxeram-me ao meu propósito de vida inspirar e iluminar as famílias e todos os intervenientes educativos para um crescimento em consciência e em equilíbrio (corpo e mente).

Criei um ninho para acompanhar crianças, mães e acima de tudo famílias. Acredito que posso ajudar as famílias a transformarem as suas vidas iluminando o seu caminho, passo a passo, rumo a relações familiares serenas e em harmonia.

Este ninho chama-se OHANA, Famílias Conscientes e é uma feliz coincidência com o meu nome, em Havaiano significa famílias felizes.

Acompanho crianças de forma individual e/ou em grupo em aulas de yoga, educação mindfulness e educação para as emoções e dinamizo também workshops e rodas de Parentalidade consciente & Educação Mindfulness para pais. Crio formação à medida para educadores numa nova forma de Educar em Escolas e Centros de Estudo.

A Educação Mindfulness, a Parentalidade Consciente e a Educação para as Emoções são as áreas que mais desenvolvo no meu trabalho com as famílias e escolas.

A minha constante busca por conhecimento é motivada também pelas necessidades que vou observando nos outros, a intenção é beber informação para partilhar e servir quem se cruza no meu caminho, se assim o entender. Para crescermos juntos.

Criei dois programas com metodologia própria para educadores e professores e também para mães e famílias. Estes programas assentam na experiência que tenho no terreno com crianças, jovens e famílias ajudando os adultos na relação que têm com as crianças, estabelecendo relações tranquilas e saudáveis emocionalmente.

Estou aqui para cuidar de ti, em amor.
Ana Henriques

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *